CelebridadesColuna SocialEntretenimentoFilmesMúsicaPais e FilhosBicho Animal
Divulgação

Gato Sphynx é uma exótica raça de gato sem pêlo

Da Redação, publicado em 02/02/2013.
A raça Sphynx, também chamada de Gato Pelado Canadense, é muito parecido com o Gato Pelado Mexicano que é uma raça considerada extinta atualmente. Em 1966 surgiu o primeiro Sphynx, um gato doméstico deu a luz a um gatinho sem pêlos no Canadá. A mutação que ocasionou o surgimento de gatos sem pelos é natural e comum em diversos países.

Os Sphynx são gatos desprovidos de pêlos (hairless) e possuem características físicas bem diferentes dos demais felinos, é dona de uma personalidade que se parece mais com a de um cachorro que à de um gato. A pele do Sphynx é suave ao tato e sua temperatura interna é mais alta que em outras raças.
A raça Sphynx é muito carinhosa e tem o costume de seguir o dono para todos os lugaresFoto: Divulgação
Mesmo com esta temperatura mais elevada, é sensível ao frio e adora se esquentar em tudo que pode ser usado como cobertor. Muito dependente do dono, o Sphynx é muito carinhoso e se derrete todo quando recebe mimos e carinhos. O Sphynx possui comportamento extremamente carinhoso e adora ser o centro das atenções. São capazes de fazerem 'gracinhas' para seu entretenimento e as vezes são completamente desajeitados. A raça Sphynx é considerada rara e exótica.

De corpo longo, o Sphynx possui ossatura fina e bem musculosa e de cauda longa. A cabeça não é redonda nem cuneiforme, alarga-se até os olhos e daí para cima apresenta-se com a forma de um bloco retangular. Seus olhos dourados estão localizados para trás e ligeiramente inclinados. As orelhas estão inseridas na base maior e superior da cabeça, são grandes e ligeiramente arredondadas nas pontas.

A característica da pele do Sphynx é formada por rugas, até mesmo na cabeça. Os gatinhos apresentam-se cobertos por uma pelagem muito fina que, no adulto, só pode ser observada nas extremidades. Pêlos curtos e finos são assemelhados com um veludo e, ao tato, como 'musgo' e cobrem a face, e são maiores atrás das orelhas e mais duros ao redor do nariz e da boca.

Os últimos centímetros da cauda podem ser cobertos de pêlos finos e dobrados como uma 'cauda de leão'. Os testículos dos machos são cobertos por uma espessa camada de pêlo, maiores que em qualquer parte do corpo. Gatos da raça Sphynx podem apresentar qualquer colorido mas, no caso de uma só cor, deve apresentar-se uniforme e distribuída pelo dorso e partes externas, tornando-se mais clara no ventre e nas partes internas das patas.

O exotismo do Sphynx se dá pela ausência de pêlos, que exige cuidados e uma atenção maior do dono. Como a pele tem muita oleosidade, necessita de uma limpeza diária com lenços umedecidos, alem de banhos semanais. No Brasil, existem poucos criadores da raça Sphynx e um filhote custa em média R$ 3 mil, já esterilizados.

Devido sua pelagem, o Sphynx vem sendo alvo dos tatuadores, confira as tatuagem feitas em gatos Sphynx.


Curta Bicho Animal e receba noticias de gatos e outros bichinhos

Comentários