Gruta do Lago Azul

Daniel de Granville/Conselho Municipal de Turismo

Bonito, Mato Grosso do Sul, um lugar de ecoturismo e aventura

Bonito, Mato Grosso do Sul, um lugar de ecoturismo e aventura

Quem vai a Bonito volta de lá com pelo menos uma certeza: o lugar devia se chamar Lindo! Rios de águas límpidas repletos de peixes coloridos, grutas deslumbrantes, cavernas, cachoeiras, trilhas, animais silvestres, é tanta coisa que fica até difícil escolher por onde começar. Nos últimos 15 anos, Bonito tornou-se a marca do ecoturismo de aventura na Região Centro-Oeste. E o que é melhor: não sofreu nenhum tipo de degradação ambiental por causa disso.

Há três passeios em Bonito que são imperdíveis. O primeiro deles é a flutuação com máscara, snorkel e roupa de neopreme nos rios da Prata, Baía Bonita ou Sucuri. A grande quantidade de calcário presente nesses rios faz com que suas águas sejam muito transparentes. É o que torna fácil, mágica e quase inimaginável a observação nítida de peixes como piraputangas, piaus, pacus, dourados e pintados. Às vezes dá até para esquecer que se está debaixo d'água.

Outro destaque é a gruta do Lago Azul, uma bela formação de rocha calcária com estalagmites e estalactites. De novembro a janeiro, entre 8h30 e 9 horas, o sol incide na entrada da caverna e ilumina o lago de forma deslumbrante. Não é permitido mergulhar ali, mas a visão do espetáculo justifica a visita. A gruta do Lago Azul em Bonito atrai turistas do mundo inteiro.
Gruta do Lago Azul

A gruta do Lago Azul é o cartão-postal mais conhecido de Bonito

Foto: Daniel de Granville/Conselho Municipal de Turismo

O turista que tiver um pouco mais de disposição e preparo físico pode aventurar-se a fazer rapel nos 72 metros de descida da caverna Abismo Anhumas. A entrada é por uma fenda na rocha. Lá embaixo, a 88 metros de profundidade, há um lago de águas geladas no qual é possível mergulhar com cilindros de ocigênio.

O ideal é visitar Bonito com um pacote fechado que inclua todas essas atividades. Para quem chega lá por conta própria, basta contratar os diferentes passeios nas agências locais. A reserva de algum deles, porém, precisa ser feita com até dois meses de antecedência. Portanto, é bom estar previnido.

A boa gastronomia e as diversas atrações são motivos para Bonito estar entre as melhores cidades turísticas do Brasil. Bonito tem bons hotéis e pousadas para receber os turistas. Os preços variam conforme os serviços oferecidos por cada um.

Quando viajar para Bonito
A melhor época para conhecer Bonito é entre dezembro e março, quando as chuvas deixam as cachoeiras ainda mais bonitas e os rios costumam ficar mais cheios. Por ser verão, os preços na cidade aumentam, em comparação com outras estações. Durante o inverno, as águas ficam ainda mais cristalinas. Ideal para quem deseja apreciar as maravilhas que existem nas águas.

Bonito tem tudo o que um casal precisa para viver momentos inesquecíveis. As lindas paisagens dos rios e o clima aconchegante da cidade é a combinação perfeita para vocês ficarem bem juntinhos. A gruta do Lago Azul deve estar no roteiro de vocês. Ela é o principal cartão-postal de Bonito e foi tombada como monumento natural em 1978.

Como a maioria das atrações é paga e se localiza em propriedades privadas, não dá para sair mergulhando no primeiro rio de água cristalina que se vê. Fora isso, todas as atividades são supervisionadas por guias locais credenciados, o que impede possíveis ações de vandalismo contra a natureza.

Gostou da matéria? Compartilhe!
Comentários
Veja Mais
Confira lista do Mister Brasil 2011; os homens mais bonitos do Brasil
Lucas Malvacini é o homem mais belo do Brasil
Confira lista do Mister Brasil 2011; os homens mais bonitos do Brasil
Celebridades
Flávia Alessandra posou para ensaio fotográfico da revista digital 'MyMag'; veja as fotos na galeria abaixo
Fotos sensuais de Flávia Alessandra são divulgadas na web
Flávia Alessandra posou para ensaio fotográfico da revista digital 'MyMag'; veja as fotos na galeria abaixo
Celebridades
Vai dar uma de Glória Pires no Oscar 2019? Veja curiosidades para comentar com amigos
Oscar 2019: Veja dicas para virar comentarista
Vai dar uma de Glória Pires no Oscar 2019? Veja curiosidades para comentar com amigos
Celebridades