CelebridadesColuna SocialEntretenimentoFilmesMúsicaPais e FilhosBicho Animal
Divulgação

Conheça o turismo na Ilha de Páscoa, no Chile

Conhecida como 'umbigo do mundo', a Ilha de Páscoa continua sendo um grande mistério

Da Redação, publicado em 27/02/2013.
Ilha de Páscoa, uma pequena faixa de terra varrida pelos ventos e chamada de Rapa Nui continua a deixar o mundo intrigado desde a sua 'descoberta' pela Companhia das Índias Ocidentais da Holanda em 1722, num Domingo de Páscoa. Cercada por 1.500.000 km² do Oceano Pacífico, a Ilha de Páscoa é a mais remota ilha habitada, a cerca de 1.900 km da localidade povoada mais próxima, a ilha de Pitcairn.

Chamada de 'umbigo do mundo' pelos seus primeiros colonizadores, a Ilha de Páscoa é um museu de história natural a céu aberto de cerca de 80 km², berço de alguns dos tesouros arqueológicos mais preciosos do planeta.

Hoje em dia, a Ilha de Páscoa é mais conhecida por sua associação com as célebres moai, mais de 600 figuras de pedra, imensas e alongadas, de aspecto sobrenatural e sem olhos, voltadas para o horizonte distante. Muitas delas têm entre 9 e 15 metros de altura e pesam até 250t.
Ilha de Páscoa, um museu de história natural a céu abertoFoto: Divulgação
Esculpidas no tufo calcário de origem vulcânica encontrado na Ilha de Páscoa, elas foram depois transportadas por quilômetros e instaladas sobre grandes altares de pedra chamados ahu. Criadas provavelmente entre os séculos IX e XVII d.C., as figuras da Ilha de Páscoa podem ser apreciadas em todo o seu esplendor original em Ahu Tongariki, o maior e mais antigo monumento religioso escavado e restaurado de toda a Polinésia.

Será que essas efígies foram idealizadas e esculpidas pelo povo polinésio, o primeiro a chegar à ilha por volta de 500 d.C.? Ou será que foram feitas por povos pré-incaicos provenientes do Peru? A questão continua em aberto.

A Ilha de Páscoa fica a 3.781 km a oeste de Santiago, no Chile, 4 horas e 30 minutos de vôo em trajetos que costumam seguir até o Taiti e alguns cruzeiros também levam até lá.


Gostou da matéria? Compartilhe!
Comentários