CelebridadesColuna SocialEntretenimentoFilmesMúsicaPais e FilhosBicho Animal
Divulgação

Parque Nacional da Serra da Capivara, no Piauí

Serra da Capivara, onde fica? Você sabia que o Parque Nacional Serra da Capivara pertence à Lista do Patrimônio Mundial da UNESCO?

Da Redação, publicado em 20/07/2012 e atualizado hoje.

O parque arqueológico com a maior concentração de pinturas rupestres do planeta é o Parque Nacional da Serra da Capivara. Desde 1991 pertence à Lista do Patrimônio Mundial da UNESCO, e em 2008 a área do parque nacional foi reconhecida como uma Área Importante para Aves. Quer saber onde fica a Serra da Capivara?

Piauí, um estado brasileiro do qual pouca gente mundo afora já ouviu falar, abriga cerca de 550 sítios pré-históricos com desenhos que datam de até 48.000 anos. É nesse estado que fica a Serra da Capivara.

Serra da Capivara é Patrimônio Cultural da Humanidade

Em 1991 a UNESCO, pelo seu valor cultural, inscreveu o Parque Nacional da Serra da Capivara na lista do Patrimônio Cultural da Humanidade.

As quantidade de imagens do Parque Nacional são aproximadamente 30.000 que descrevem cenas do cotidiano e animais, como veados, emas, botos, macacos, felinos e capivara.

Parque Nacional da Serra da Capivara um lugar com turismo ecológicoFoto: Divulgação

Mas não é por acaso que esse lugar chama-se Parque Nacional da Serra da Capivara. O lugar abriga todo esse tesouro.

Existem diversas cavernas, tocas e paredões ainda inexplorados, mas boa parte deles já pode ser visitada pelo público.

Foram construídas passarelas que conduzem os visitantes até bem perto dos desenhos, porém eles não podem ser tocados para que se evitem danos.

Pedra Furada na Serra da Capivara

O Parque Nacional conta ainda com formações rochosas curiosas, como a Pedra Furada, área de 130.000 hectares, onde predomina a vegetação de caatinga e animais silvestres, como:

  • Tamanduás,
  • Pacas,
  • Tatus e;
  • Jaguatiricas.

Serra da Capivara: onde fica?

O Parque Nacional Serra da Capivara está localizado no sudeste do Estado do Piauí, ocupando áreas dos municípios de São Raimundo Nonato, João Costa, Brejo do Piauí e Coronel José Dias.

Assim, a cidade mais próxima do Parque Nacional é Cel. José Dias, sendo a cidade de São Raimundo Nonato o maior centro urbano.

Onde fica a Serra da Capivara? Fica longe do litoral oeste do estado do Piauí. Assim, a maneira mais conveniente de chegar lá é a partir da capital do Piauí: Teresina ou da vizinha Petrolina.

Em seguida, a estrada leva à cidade de São Raimundo do Nonato, localizada no planalto brasileiro, que é o ponto de partida para visitar o parque.

O Parque fica à 269 km de Petrolina e 530 km de Teresina até São Raimundo Nonato, principal cidade de apoio aos turistas do Parque Nacional da Serra da Capivara.

São Raimundo Nonato

Devido ao grande tamanho (1.300 km2 de área, mais de 500 sítios arqueológicos com vários milhares de pinturas) e às condições climáticas desfavoráveis ​​na maior parte do ano (paisagens desérticas e secas conhecidas como caatinga), o Parque da Serra da Capivara deve ser visitado de carro.

Mas o carro é deixado em uma das pistas laterais do parque e o passeio continua a pé.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Cuidados

É imprescindível que você tome bastante água devido à alta temperatura.
Tenha cuidado com os animais que encontrar! Ao caminhar, é fácil encontrar um roedor local, um sagui (mocó) que adora posar para fotos, mas também há cascavéis e grandes aranhas.

Comentários