https://www.ospaparazzi.com.br/images/papalogo.png

https://www.ospaparazzi.com.br/images/papalogo.png

Viagem

Salvador, capital da Bahia, cidade do acarajé e carnaval

Salvador, capital da Bahia, cidade do acarajé e carnaval

Salvador é um bom destino tanto para viagens a dois ou com toda a família. A capital baiana é rica em cultura e possui vários pontos turísticos interessantes para conhecer. A começar pelo Pelourinho. O bairro fica no Centro Histórico de Salvador e é considerado um patrimônio da humanidade pela UNESCO. As igrejas, que estão entre as mais extraordinárias da América do Sul, se agrupam ao redor do que é hoje a Praça do Pelourinho, cujo nome é uma das muitas lembranças dos laços históricos da cidade com a África e a escravidão.

A partir de 1992 deu início a restauração do Pelourinho. Construções de todas as cores agora abrigam uma grande quantidade de pequenos e interessantes museus, galerias de arte, cafés e restaurantes. Na Igreja Nossa Senhora do Rosario dos Pretos é possível assistir à missa que é embalada ao som do batuque. No verão, ali também acontecem os ensaios do Olodum.

Salvador é uma das principais cidades turísticas do país por inúmeros motivos. Quem a visita, jamais se esquece da culinária, das festas, das belas paisagens e, principalmente, do carnaval baiano. Conhecida mundialmente, a folia de Salvador é puro agito. Impossível não entrar no clima dos trios elétricos! A Capital da Alegria recebe os turistas de braços abertos todos os dias. Mas, em cada época do ano, a recepção acontece de uma forma. Se você é como a maioria dos viajantes, que procuram a cidade em busca de diversão, prefira conhecer Salvador durante o verão.

As altas temperaturas deixam as praias ainda melhores e é nesta estação em que acontece o carnaval de Salvador, conhecido pelo mundo inteiro. Acompanhar os trios elétricos e ver os ensaios de blocos carnavalescos são experiências inesquecíveis. Diversas festas religiosas também acontecem no verão.

Dica de viagem: Salvador recebe milhares de turistas por ano, na alta temporada quando a cidade esta bem cheia, procure não sair sozinho e com objetos de valor.

Imagine um lugar cheio de praias lindas, com belos monumentos históricos e habitado por pessoas alegres e receptivas. Se você conseguiu visualizar essas imagens em sua cabeça, saiba então que este lugar é Salvador. Cheia de cores e tradições, a capital da Bahia tem cara do povo brasileiro. Se a diversidade é uma das características de Salvador, a hospedagem na cidade não poderia ser diferente. Albergues, pousadas, hotéis e resorts existem por lá. Com certeza, você vai encontrar algum que goste e que caiba em seu orçamento.

Culinária da Bahia - Salvador
A culinária baiana é muito famosa no Brasil. A mistura de ingredientes de diversas partes do mundo, como da África e de Portugal, deram um sabor especial às receitas da Bahia. Dentre os pratos mais conhecidos estão o acarajé, o vatapá e a cocada branca e moqueca de peixe. Em Salvador, você pode experimentar todos eles.

Salvador

O acarajé da Bahia foi declarado Patrimônio Imaterial do Brasil

Foto: Divulgação

As festas de Salvador
Alem do carnaval, que recebe multidões levados ao ritmo de axé musi, em Salvador há mais de 20 festas e procissões em destaque no calendário anual, é provável que alguma delas esteja acontecendo durante a sua estada, especialmente se você chegar em dezembro, janeiro ou fevereiro. O calendário começa em 31 de dezembro e 1º de janeiro com a Festa de Nosso Senhor dos Navegantes. Em seguida, na Lavagem da Igreja do Bonfim (oito dias a contar da segunda quinta-feira de janeiro), as mulheres lavam os degraus da Igreja do Bonfim ao som de cânticos africanos.

No dia 2 de fevereiro é comemorada aFesta de Iemanjá, protetora e mãe afro-brasileira dos mares (correspondente à Virgem Maria do catolicismo). Também é possível explorar a espiritualidade e o caráter religioso das cerimônias do candomblé baiano, de base africana, mas puramente brasileiro.

Pontos turísticos de Salvador
O Forte de Mont Serrat é um belo lugar para visitar. Considerado uma das melhores construções militares do exército, o forte proporciona uma bela visão da Baía de Todos os Santos. Muitos casais ficam encantados com a paisagem formada pelo pôr-do-sol.

Se vocês gostam de praias, procurem ir à praia do Farol da Barra. Ás águas são limpas e o mar é bastante tranquilo, principalmente no meio da semana. Ela é ideal para banho e caminhadas. Não deixem ainda de conhecer o Farol da Barra e a Ponta de Humaitá. São bonitos lugares para você passear ao lado de quem ama.

Farol da Barra - Salvador

Se você tem orgulho de ser brasileiro, conheça Salvador - a cara do Brasil

Foto: Divulgação

Visitem também o Elevador Lacerda, que liga a Cidade Baixa à Cidade Alta. A construção de 72 metros de altura pode ser vista em diversos pontos da Baía de Todos os Santos. Para usar o elevador, será cobrada taxa aos visitantes. Por muito pouco vocês terão direito a uma vista maravilhosa. No bairro do Comércio, ao lado do Elevador Lacerda, tem o Mercado Modelo. Lá existe um restaurante de frutos do mar e um espaço para vocês comprarem artesanatos.

Se você gosta de emoções no mar, vai adorar conhecer Salvador. A Capital da Alegria é uma das mais procuradas por quem gosta de mergulho, surf, kitesurf e windsurf. E não é para menos. A cidade oferece as condições ideais para praticar esses esportes. Porto da Barra é o lugar perfeito para esses esportes.

O mergulho na Baía de Todos os Santos é bastante atrativo, por que lá existem muitas embarcações naufragadas, o que torna espetacular a visão de baixo d'água. Algumas, inclusive, são navegações utilizadas em batalhas marinhas. Existem 12 pontos para mergulho, sendo que os mais frequentados são Quebra-Mar e Artemidi.

Quem gosta de surfar deve procurar as praias de Flamengo, Armação e Stella Maris. Lá você vai encontrar ondas fortes e muitos jovens. Alem disso, a beleza das praias é espetacular. Na praia de Flamengo, dunas e coqueiros fazem margem ao mar. O estilo selvagem é uma de suas principais características.

Comentários